SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2O papel da enfermagem e a formação de multiplicadores ante o processo de prevenção à recaídaO significado de ser portador de transtorno mental: contribuições do teatro espontâneo do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

DIETZ, Graciele; SANTOS, Cátia Gentile dos; HILDEBRANDT, Leila Mariza  e  LEITE, Marinês Tambara. As relações interpessoais e o consumo de drogas por adolescentes. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 85-91. ISSN 1806-6976.

Este estudo objetivou conhecer, sob a ótica de adolescentes dependentes químicos, os motivos que os levaram a iniciar o consumo de substâncias psicoativas. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida em um hospital geral de pequeno porte e em um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, localizados na região noroeste do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo sete adolescentes. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista aberta, gravada e transcrita. A análise dos dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Resultados apontaram as relações do adolescente com a família, amigos, escola e comunidades como fatores determinantes para o início ou não do uso de drogas.

Palavras-chave : Adolescente; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Serviços Comunitários de Saúde Mental; Hospitais Gerais; Relações Interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )