SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2As relações interpessoais e o consumo de drogas por adolescentesFatores de proteção e de risco associados ao início do uso de cannabis: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ASSAD, Francine Baltazar  e  PEDRAO, Luiz Jorge. O significado de ser portador de transtorno mental: contribuições do teatro espontâneo do cotidiano. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 92-97. ISSN 1806-6976.

Na assistência aos portadores de transtornos mentais, o teatro espontâneo do cotidiano se apresenta como uma grande ferramenta. Este estudo objetivou compreender o que significa, para o portador de transtorno mental, de ser portador desse distúrbio. Para isso, quatro portadores de transtornos mentais participaram de quatro encontros, onde dramatizaram cenas de seu cotidiano, registradas através de fotografias, entrevistas e depoimentos, categorizadas por temas relativos à família, preconceito, medo e causa de ser um portador de transtorno mental, cuja análise permitiu considerar que o teatro espontâneo do cotidiano constituiu-se em uma ferramenta importante, possibilitando ressignificações e contribuição na reabilitação psicossocial.

Palavras-chave : Transtornos Mentais; Saúde Mental; Reabilitação; Terapia Ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )