SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Fatores de proteção e de risco associados ao início do uso de cannabis: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ROCHA, Patrícia Rodrigues da  e  DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. Questionários sobre o uso de álcool e drogas entre trabalhadores: revisão da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 107-116. ISSN 1806-6976.

A questão do uso de álcool e drogas tem sido crescentemente reconhecida como problema para a saúde dos trabalhadores, apesar dos desafios metodológicos para este tipo de pesquisa. Trata-se de estudo de revisão bibliográfica com o objetivo de identificar e analisar publicações que apresentam enfoque no uso de álcool e drogas por trabalhadores, com foco nos instrumentos de coleta de dados. A revisão abrangeu o período de 1998 a 2008. A metodologia contemplou a definição e aplicação de descritores, e a busca em bases de dados digitalizadas. Após leitura dos resumos e aplicados os critérios de exclusão, foram selecionadas 33 publicações para análise. Os resultados evidenciaram que os questionários Cage e Audit foram os mais utilizados nas pesquisas, e a maioria dos trabalhadores estudados pertencia ao setor de serviços, com poucos estudos nos demais setores.

Palavras-chave : Alcoolismo; Enfermagem; Questionários; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )