SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Conceito de grupo na percepção de enfermeiros na área de saúde mental e psiquiatriaA percepção dos adolescentes acerca do álcool e outras drogas no contexto familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MATTA, Adriana da; SOARES, Lissandra Vieira  e  BIZARRO, Lisiane. Atitudes de gestantes e da população geral quanto ao uso de substâncias durante a gestação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.3, pp. 139-147. ISSN 1806-6976.

Investigaram-se atitudes permissivas ou restritivas ao uso de substâncias psicoativas (SPA) e medicações sem prescrição, durante a gestação e a amamentação. Os participantes da população geral (n=172) e gestantes (n=137) responderam uma enquete sobre cenários nos quais uma gestante e uma lactante poderiam ou não consumir SPAs e medicações. O uso de SPAs e medicações foi restringido pela maioria. Dentre os participantes que permitiram o consumo, esse deveria ser em frequência e/ou doses menores. Dentre as gestantes, houve discrepância entre atitudes e comportamento, pois parte das gestantes fumou durante a gestação, mesmo tendo atitude restritiva.

Palavras-chave : Atitude; Gravidez; Lactação; Comportamento Aditivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )