SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Atitudes de gestantes e da população geral quanto ao uso de substâncias durante a gestaçãoCaracterização de consumo e dependência de tabaco entre trabalhadores de uma instituição de nível superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PEREIRA, Maria Odete et al. A percepção dos adolescentes acerca do álcool e outras drogas no contexto familiar. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.3, pp. 148-154. ISSN 1806-6976.

O consumo de álcool e outras drogas é cada vez mais frequente entre adolescentes. O estudo objetivou identificar a percepção dos adolescentes acerca do consumo de álcool e outras drogas no âmbito familiar. Neste estudo qualitativo empregou-se o grupo focal para a coleta de dados. Os cinco colaboradores, com idade entre 12 e 15 anos, frequentavam um centro de assistência social, vinculado a uma instituição de ensino superior, de um município do Médio Vale do Paraíba Paulista. Os relatos expressaram a percepção dos adolescentes, suas contradições e sentimentos em relação ao tema e essa percepção pautou-se em hábitos dos familiares.

Palavras-chave : Alcoolismo; Adolescente; Preparações Farmacêuticas; Família; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )