SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Caracterização de consumo e dependência de tabaco entre trabalhadores de uma instituição de nível superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

WANDEKOKEN, Kallen Dettmann; VICENTE, Creuza Rachel  e  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. Alcoolismo parental e fatores de risco associados. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2011, vol.7, n.3, pp. 161-167. ISSN 1806-6976.

O uso indevido de álcool, de forma precoce torna-se um fator predisponente para problemas de saúde, sociais e econômicos. Face a isso, esta pesquisa buscou identificar condições de risco relacionadas às crianças e adolescentes expostos ao alcoolismo parental. Foi realizada revisão sistemática, por meio dos descritores alcoolismo, fatores de risco e filhos, de artigos publicados nos anos de 2005 a 2009, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e Adolec. Constataram-se problemas em relação ao uso de álcool pelos filhos, em relação ao comportamento e/ou em relação aos fatores emocionais dos filhos, implicando na necessidade de discussão do tema, a fim de contribuir para a formulação de políticas públicas destinadas a essa população.

Palavras-chave : Alcoolismo; Fatores de Risco; Relações Pais-Filho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )