SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Reflection on the policy of the brazilian ministry of health for the care of alcohol and other drugs users under the view of the Sociology of Absences and Emergencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

GOMES, Mariana Silva  and  MELLO, Rosâne. Sobrecarga gerada pelo convívio com o portador de esquizofrenia: enfermagem construindo o cuidado à família. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 2-8. ISSN 1806-6976.

A esquizofrenia é doença mental crônico-degenerativa, em que o portador apresenta dificuldades para o autocuidado. Em razão da desinstitucionalização, a vivência cotidiana acarreta sobrecarga aos familiares. O objetivo, aqui, foi analisar o grau de sobrecarga do principal cuidador que convive com o portador de esquizofrenia, em um hospital de emergência psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Participaram dez familiares, em um período de quinze dias para coleta de dados. Utilizou-se a escala de sobrecarga dos familiares de pacientes psiquiátricos, analisados pela escala Likert. Foram encontradas sobrecargas elevadas na rotina diária do familiar e intenso abalo da sua saúde mental, sendo fundamental que a enfermagem inclua as famílias no tratamento, diminuindo as sobrecargas.

Keywords : Esquizofrenia; Enfermagem Psiquiátrica; Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )