SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O Papel do enfermeiro na adesão ao tratamento de pessoas com transtorno afetivo bipolar: o que os registros dizem?O Impacto da fisioterapia na reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SCHERER, Edson Arthur; SCHERER, Zeyne Alves Pires; AZEVEDO, Hellen Aparecida de  e  DURAO, Ana Maria Sertori. Opinião de pacientes psiquiátricos internados sobre o hábito de fumar. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 25-33. ISSN 1806-6976.

Este é um estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, cujo objetivo foi conhecer a opinião dos pacientes acerca do fumar na internação e o grau de dependência dos fumantes. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e questionário de Fagerström nos fumantes. Foram observados 25 pacientes: 44,0% com transtorno de humor, 28,0% esquizofrenia; 52,0% 10 ou mais anos de doença; 64,0% 1 a 5 internações. Desses, 24,0% eram fumantes, 83,3% apresentavam grau elevado de dependência. A maioria dos não fumantes concordou em proibir o fumo em ambientes coletivos, sem privilégios para doentes mentais. Os fumantes mostraram-se contrários a políticas antifumo, mas favoráveis à terapêutica de reposição de nicotina na internação. É esperado o investimento da equipe no ambiente livre de cigarros, nos serviços de saúde e na conscientização do fumante, para buscar tratamento antitabágico.

Palavras-chave : Tabagismo; Pessoas Mentalmente Doentes; Hospitalização; Psiquiatria; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )