SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Opinião de pacientes psiquiátricos internados sobre o hábito de fumarA produção científica internacional sobre redução de danos: uma análise comparativa entre MEDLINE e LILACS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Soraya Batista da; PEDRAO, Luiz Jorge  e  MIASSO, Adriana Inocenti. O Impacto da fisioterapia na reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 34-40. ISSN 1806-6976.

São muitos os comprometimentos corporais provenientes dos transtornos mentais e dos tratamentos somáticos. Este estudo objetivou mostrar a contribuição da fisioterapia na minimização desses comprometimentos e na reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentais. Utilizaram-se 24 sessões de fisioterapia, com 15 portadores de transtornos mentais que ofereceram depoimentos. Os resultados mostraram que a fisioterapia contribuiu, minimizando os comprometimentos corporais causados pelos transtornos mentais e, pelos tratamentos somáticos, promoveu benefícios físicos e psíquicos, favoreceu a interação e as relações de amizade, permitindo a conclusão de que ela, a fisioterapia, facilitou os relacionamentos e, com isso, criou mais possibilidades de reabilitação psicossocial.

Palavras-chave : Fisioterapia (Especialidade); Reabilitação; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )