SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O Impacto da fisioterapia na reabilitação psicossocial de portadores de transtornos mentaisQuando chega o fim?: uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SANTOS, Vilmar Ezequiel dos; SOARES, Cássia Baldini  e  CAMPOS, Célia Maria Sivalli. A produção científica internacional sobre redução de danos: uma análise comparativa entre MEDLINE e LILACS. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 41-47. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar o percurso da redução de danos (RD) nos países onde foi difundida. Partiu-se do pressuposto de que a RD significa uma nova forma de compreender e intervir nos problemas relacionados ao uso de drogas. O método consistiu na revisão das publicações científicas disponibilizadas nas bases MEDLINE, no período de 1996 a 2006 e LILACS, sem restrição de período. A análise das publicações aponta para difusão das estratégias e ampliação do campo da RD em vários países, e mostra diferenças significativas nas suas características, quando comparados países de capitalismo central e periférico.

Palavras-chave : Redução do Dano; Saúde Pública; Drogas Ilícitas; Literatura de Revisão como Assunto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )