SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Uso do tabaco entre estudantes de enfermagem de uma faculdade privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FREITAS, Rivelilson Mendes de; SILVA, Helen Rute Rodrigues da  e  ARAUJO, Diego Santos de. Resultados do acompanhamento dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-AD). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 56-63. ISSN 1806-6976.

Neste trabalho, delinearam-se os problemas de saúde, as hipóteses diagnósticas, as substâncias psicoativas utilizadas e se há ou não aderência aos tratamentos entre os pacientes atendidos pelo Caps. O estudo, do tipo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, foi realizado por meio de uma entrevista com todos os pacientes (n=31) em regime de hospitalidade-dia no Caps, antes das suas consultas ambulatoriais. Dos pacientes, 35,5% tinham idade superior a 41 anos, 83,9% a cor da pele autorreferida branca e 71% eram solteiros, 74,2% tinham apenas o ensino fundamental e 48,3% tinham renda mensal de até um salário-mínimo. O principal problema de saúde identificado foi o etilismo e a hipótese diagnóstica mais comum foi o tabagismo associado ao etilismo. A maioria dos usuários administra seus medicamentos no horário certo e não pratica automedicação.

Palavras-chave : Saúde Pública; Epidemiologia; Transtornos Mentais; Bebidas Alcoólicas; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )