SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Uso do tabaco entre estudantes de enfermagem de uma faculdade privadaInvestigação do uso de drogas lícitas e ilícitas entre os universitários de instituições do ensino superior (públicas e privadas), no município de Picos, Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MACHADO, Richardson Miranda  e  COSTA JUNIOR, Moacyr Lobo da. Alcoolismo na regiáo centro-oeste de Minas Gerais: perfil sociodemográfico, clínico e distribuição geográfica. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 71-78. ISSN 1806-6976.

Estudo retrospectivo e exploratório, realizado na Clínica São Bento Menni, com os objetivos: conhecer o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes internados, em decorrência do alcoolismo, e identificar a distribuição geográfica dos casos. Houve predominância do sexo masculino, da faixa etária de 41 a 50 anos, cútis branca, casados, com nível escolar fundamental, trabalhadores autônomos, com diagnósticos de síndrome de dependência, de alta médica hospitalar e de encaminhamentos para os Centros de Atenção Psicossocial. Os municípios de Leandro Ferreira, com 2.955 habitantes, e Araújos, com 7.201 habitantes, tiveram a maior taxa de internação por alcoolismo.

Palavras-chave : Alcoolismo; Epidemiologia; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )