SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Alcoolismo na regiáo centro-oeste de Minas Gerais: perfil sociodemográfico, clínico e distribuição geográficaRelação de ajuda com paciente psiquiátrico: além do paradigma médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FREITAS, Rivelilson Mendes de; NASCIMENTO, Danelle da Silva  e  SANTOS, Pauline Sousa dos. Investigação do uso de drogas lícitas e ilícitas entre os universitários de instituições do ensino superior (públicas e privadas), no município de Picos, Piauí. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 79-86. ISSN 1806-6976.

O trabalho investigou a prevalência do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas entre os universitários das instituições de ensino superior (públicas e privadas) do município de Picos, PI. O estudo foi realizado por meio de um questionário elaborado de forma estruturado e autoaplicado entre 3.600 universitários. O perfil dos universitários é de mulheres adultas (61,5%), brancas (41,6%), solteiras (80,4%), faixa etária entre 17 e 22 anos (55,6%) e que não exerciam atividade remunerada. Dentre os estudantes, 74,5% não praticava automedicação e nem fazia uso de psicotrópicos, no entanto, em eventos sociais, fazia uso de álcool (61,2%) e de tabaco (18,5%), principalmente pela influência dos amigos (27,3%).

Palavras-chave : Epidemiologia; Alcoolismo; Drogas Ilícitas; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )