SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Assistance relation with psychiatric patient: beyond the medical paradigmNurses and mental health education in primary care: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

PAIANO, Marcelle et al. Cuidar e ser cuidado: a opinião de acadêmicos de enfermagem sobre um projeto de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 94-99. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se apreender a opinião dos acadêmicos de enfermagem que participaram do projeto "Assistência à Saúde Mental do Acadêmico de Enfermagem" sobre a importância desse para a sua formação. O estudo, descritivo, de natureza qualitativa, foi realizado com 42 acadêmicos. Os dados foram apresentados em duas categorias temáticas: falando da saúde mental e compreendendo o outro e a si mesmo a partir das relações interpessoais. Verificou-se que o acadêmico sente-se feliz ao ser cuidado e que nesse conceito de felicidade vem embutida a competência; por isso, pode-se dizer que quem cuida bem de si tem melhores condições de cuidar do próximo.

Keywords : Saúde Mental; Assistência à Saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )