SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Cuidar e ser cuidado: a opinião de acadêmicos de enfermagem sobre um projeto de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOBRAL, Fernanda Ribeiro  e  CAMPOS, Claudinei José Gomes. O enfermeiro e a educação em saúde mental na atenção primária: revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 100-107. ISSN 1806-6976.

Trata-se de revisão integrativa de literatura que analisou pesquisas sobre a participação dos enfermeiros nas ações de educação voltadas à saúde mental nos Centros de Saúde. Foram pesquisados, nas bases de dados BDENF, LILACS e SciELO, os artigos publicados entre 2001 e 2011. Encontraram-se oito artigos que mostraram dois temas principais: ações educativas em saúde voltadas à saúde mental, subdivididas em abordagem preventiva e promotora e dificuldades do enfermeiro na realização de ações educativas em saúde mental na atenção primária. Concluiu-se que houve poucos estudos sobre o tema, mostrando a necessidade de o Governo e as instituições formadoras de enfermagem incluírem, como prioridade política e curricular, as ações educativas em saúde mental na Estratégia Saúde da Família.

Palavras-chave : Saúde Mental; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )