SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Perfil da utilização de drogas lícitas e ilícitas por universitários de uma instituição privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CANDIDO, Maria Rosilene et al. Conceitos e preconceitos sobre transtornos mentais: um debate necessário. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp. 110-117. ISSN 1806-6976.

Os transtornos mentais ganharam palco de discussão nos meios de comunicação do Brasil e, atualmente, muito se tem ouvido falar sobre o tema. O presente trabalho tratou das concepções de um grupo de servidores de uma instituição de ensino superior sobre transtorno mental, a fim de verificar o estigma existente e suscitar debates em torno de sua redução. Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, foi desenvolvido com dezoito servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior do Piauí, no ano 2009. Os depoimentos evidenciaram não haver definição clara sobre transtorno mental. Verificou-se que a ligação entre preconceito e sofrimento psíquico permanece embutida na sociedade, requerendo que o tema continue a ser discutido nos grupos sociais.

Palavras-chave : Saúde Mental; Conhecimento; Transtornos Cognitivos; Formação de Conceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )