SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Conceitos e preconceitos sobre transtornos mentais: um debate necessárioEsposas de alcoolistas: relações familiares e saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

FREITAS, Rizângela Lyne Mendes de et al. Perfil da utilização de drogas lícitas e ilícitas por universitários de uma instituição privada. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp. 118-126. ISSN 1806-6976.

O trabalho investigou a prevalência do uso de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os universitários dos Cursos de Ciências da Saúde de uma instituição de ensino superior do município de Quixadá, Ceará. O estudo foi realizado por meio de um questionário aplicado entre 345 universitários dos Cursos de Ciências da Saúde em questão. O perfil dos universitários estudados é de mulheres na faixa etária de 16 a 20 anos, solteiras, brancas, que não exerciam atividade remunerada, com renda familiar de 2 a 4 salários-mínimos. A grande maioria não fazia uso de nenhuma droga lícita ou ilícita. Entretanto, entre 39 e 16% fazia uso do álcool e da cocaína, respectivamente, devido, em especial, à sensação de alegria, e, principalmente, pela influência dos amigos em eventos sociais. A maioria dos universitários pratica automedicação. O estudo realizado sugere que o problema de uso de drogas e álcool nessa população é preocupante e novos levantamentos precisam ser realizados.

Palavras-chave : Epidemiologia; Bebidas alcoólicas; Drogas ilícitas; Estudantes; Universidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )