SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Esposas de alcoolistas: relações familiares e saúde mentalDepressão e consumo de álcool em estudantes de uma preparatória pública de Coatzacoalcos, em Veracruz no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Margareth da Silva et al. A percepção de adolescentes usuários e não usuários de maconha sobre problemas de comportamento. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp. 134-141. ISSN 1806-6976.

A proposta deste trabalho foi comparar a percepção que os adolescentes, em acompanhamento psicológico em uma clínica-escola, com e sem uso de maconha, têm sobre seus problemas de comportamento, utilizando o instrumento Youth Self Report. A amostra foi composta por 50 adolescentes: 25 usuários de maconha e 25 não usuários. Os achados sugerem associação entre uso de maconha e a percepção dos adolescentes em relação aos problemas de comportamento externalizantes, quebrar regras e total de problemas. Os adolescentes usuários se percebem em faixas mais clínicas do que os adolescentes não usuários.

Palavras-chave : Comportamento do Adolescente; Cannabis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )