SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3A percepção de adolescentes usuários e não usuários de maconha sobre problemas de comportamentoEstratégias de enfrentamento às cargas de trabalho de enfermeiros de unidade de emergência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

HERNANDEZ-CORTAZA, Brenda Alicia; CORTAZA-RAMIREZ, Leticia  e  COSTA-JUNIOR, Moacyr Lobo da. Depressão e consumo de álcool em estudantes de uma preparatória pública de Coatzacoalcos, em Veracruz no México. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp. 142-147. ISSN 1806-6976.

Estudo descritivo e transversal cujo objetivo foi analisar a relação entre o nível de depressão e o padrão de consumo de álcool em alunos de uma preparatória pública de Coatzacoalcos, Veracruz, no México. A amostra perfez 175 estudantes de ambos os sexos, entre 15 e 19 anos, selecionados por amostragem aleatória simples. Utilizou-se, um documento com dados pessoais, a escala Auto aplicada de Zung, e o teste AUDIT. Encontrou-se 96,6% dos participantes apresentando algum nível de depressão, 97,9% de mulheres e 95,1% de homens. No consumo de álcool 58,3% informou ingeri-lo, 14,3% com consumo de risco, 2,9% de consumo prejudicial e 1,1% já apresenta dependência. Identificou-se que a maioria dos jovens consomem álcool e apresentam algum nível de depressão.

Palavras-chave : Alcoolismo; Depressão; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )