SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Depressão e consumo de álcool em estudantes de uma preparatória pública de Coatzacoalcos, em Veracruz no MéxicoO uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática de 1999 a 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MARTINS, Júlia Trevisan et al. Estratégias de enfrentamento às cargas de trabalho de enfermeiros de unidade de emergência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2012, vol.8, n.3, pp. 148-154. ISSN 1806-6976.

Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa com o objetivo de identificar as estratégias de enfrentamento às cargas do trabalho de enfermeiros de uma unidade de emergência. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com 12 enfermeiros de um hospital de ensino do norte do Paraná, em novembro de 2010. Os dados foram analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo. Como resultados identificaram-se três categorias analíticas com subcategorias temáticas. Concluiu-se que os enfermeiros utilizam estratégias defensivas individuais e as mesmas estão relacionadas com ações de confronto direto, confronto indireto e aquelas referentes ao estado emocional.

Palavras-chave : Saúde do Trabalhador; Trabalho; Enfermeiras; Carga de Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )