SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Perfil socio-demográfico y uso de drogas lícitas e ilícitas entre estudiantes de la enseñanza mediaFactores de riesgo para el uso en la vida y en el año de alcohol entre adolescentes de la enseñanza media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

ATANAZIO, Elís Amanda et al. Vulnerabilidade ao uso do álcool: um estudo com adolescentes das redes pública e privada de ensino. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 11-17. ISSN 1806-6976.

Este estudo teve por objetivo analisar a vulnerabilidade ao uso do álcool por meio dos discursos de adolescentes escolares das redes pública e privada da cidade de João Pessoa, Paraíba. Participaram 160 adolescentes com idade variando de 13 a 18 anos. Utilizou-se como instrumento grupos de discussão, analisando os conteúdos pela Análise Categorial Temática. Verificaram-se nos discursos os determinantes motivacionais para o uso do álcool; a confirmação da iniciação precoce; a relação entre álcool e cigarro; o conhecimento acerca das consequências do consumo e as possíveis causas do aumento da ingestão entre as adolescentes. Constatou-se a importância da atuação dos profissionais de saúde, dos pais, educadores e demais agentes sociais na mediação do desenvolvimento e ajuste psicossocial desses.

Palabras clave : Adolescente; Alcoolismo; Vulnerabilidade Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )