SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Vulnerabilidad al uso del alcohol: un estudio con adolescentes de las redes pública y privada de enseñanzaAnálisis de la evolución de los trastornos mentales y comportamentales a lo largo de las revisiones de la Clasificación Internacional de Enfermedades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

PRATTA, Elisângela Maria Machado  y  SANTOS, Manoel Antônio dos. Fatores de risco para o uso na vida e no ano de álcool entre adolescentes do ensino médio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 18-24. ISSN 1806-6976.

Buscou-se, neste estudo, verificar os fatores de risco associados ao uso na vida e no ano de álcool por adolescentes do ensino médio. Participaram deste estudo 568 adolescentes entre 14 e 20 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário anônimo, de autopreenchimento. As análises envolveram: a) descrição da distribuição das variáveis na amostra estudada, b) teste qui-quadrado e c) regressão logística. Em relação ao uso de álcool, os fatores de risco observados foram sexo, escolaridade, nível socioeconômico, frequentar bares, sair com amigos e não praticar esportes. Esses fatores identificados podem auxiliar diretamente na elaboração de ações preventivas em relação ao uso de drogas entre adolescentes.

Palabras clave : Adolescente; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Fatores de Risco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )