SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Factores de riesgo para el uso en la vida y en el año de alcohol entre adolescentes de la enseñanza mediaInstitución Psiquiátrica de Larga Permanencia: Perfil de pacientes e indicadores de recursos humanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

BENEDICTO, Rubia Paixão et al. Análise da evolução dos transtornos mentais e comportamentais ao longo das revisões da Classificação Internacional de Doenças. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 25-32. ISSN 1806-6976.

Este estudo teve por objetivo descrever a criação e a evolução de três categorias diagnósticas do capítulo V da Classificação Internacional de Doenças, denominadas na Classificação Internacional de Doenças-10: 1) transtornos de humor, 2) esquizofrenia e 3) transtornos mentais e comportamentais, devido ao uso de substâncias psicoativas, desde a sexta revisão à décima (atual). Foram descritas as mudanças dessas categorias entre as Classificações Internacionais de Doenças, as mudanças de códigos e quantificado o número de agrupamentos, categorias e subcategorias. Observaram-se mudanças significativas, incorporações de novas definições e redefinições. Concluiu-se que as alterações ocorridas acompanharam a trajetória das doenças e transtornos psiquiátricos que foram carregados de expressões que remetem ao preconceito e à exclusão, destacando-se, além da expansão do número de categorias, o melhoramento no conteúdo do capítulo V.

Palabras clave : Classificação Internacional de Doenças; Transtornos do humor; Esquizofrenia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )