SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Reflexo do consumo de estimulantes no sistema nervoso central nos estudantes de enfermagem e medicina de uma universidade chilena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PORTELA, Graciela Lima Costa et al. Percepção da gestante sobre o consumo de drogas ilícitas na gestação. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 58-63. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se identificar as repercussões do uso de drogas na gravidez e as consequências para o recém-nascido. Trata-se de estudo qualitativo, realizado em uma maternidade pública de Fortaleza, Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram nove puérperas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. As principais drogas utilizadas foram maconha, cocaína e crack. Identificaram-se danos prejudiciais em todos os recém-nascidos, entres os quais destacam-se: sífilis congênita, icterícia, baixo peso ao nascer, prematuridade, desconforto respiratório e infecção neonatal. Apesar de o uso de drogas ser assunto considerado como tema transversal, a discussão e a troca de experiências entre os profissionais são pouco frequentes, dificultando a identificação dos fatores de risco e das implicações ocasionadas na saúde da mulher e da criança, devido ao uso de drogas durante a gestação.

Palavras-chave : Usuários de Drogas; Gravidez; Recém-Nascido.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )