SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Percepção da gestante sobre o consumo de drogas ilícitas na gestaçãoPerfil dos usuários com diagnóstico de transtornos de personalidade de um serviço de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

GLORIA-GARCES, Carmen  e  VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Reflexo do consumo de estimulantes no sistema nervoso central nos estudantes de enfermagem e medicina de uma universidade chilena. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 64-69. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de consumo de psicoestimulantes, em estudantes de enfermagem e medicina, numa universidade chilena, e as características pessoais e motivações para o consumo dessas substâncias. Esta pesquisa é descritiva, transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 92 estudantes. A obtenção dos dados ocorreu em 2011, mediante pesquisa estruturada. Foi utilizada estatística descritiva para análise dos dados. Os estudantes eram jovens e 35% já tinham consumido psicoestimulantes. As principais motivações para o consumo foram prazer, a necessidade de não dormir e estudar. Foi observada pouca diferença no consumo entre essas motivações. Pesquisas dessa natureza são importantes para caracterizar as pessoas que usam substâncias, monitorar os padrões de consumo e poder projetar estratégias.

Palavras-chave : Estimulantes del Sistema Nervioso Central; Estudiantes de Medicina; Estudiantes de Enfermería.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )