SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Reflexo do consumo de estimulantes no sistema nervoso central nos estudantes de enfermagem e medicina de uma universidade chilenaRepresentação da recaída em dependentes de crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REIS, Leonardo Naves dos; REISDORFER, Emilene  e  GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva. Perfil dos usuários com diagnóstico de transtornos de personalidade de um serviço de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 70-75. ISSN 1806-6976.

Os transtornos de personalidade constituem um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento destoante das normas sociais e da cultura vigente. O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de portadores de transtornos de personalidade em um serviço ambulatorial de saúde mental, bem como identificar suas características sociodemográficas. Realizou-se estudo transversal, descritivo e exploratório. Aproximadamente 16% apresentaram como diagnóstico principal transtorno de personalidade. O tipo mais prevalente foi o transtorno de personalidade emocionalmente instável ou borderline, em mulheres, jovens, com baixa escolaridade e cerca de 16% já necessitaram de uma internação hospitalar na vida. Os resultados obtidos neste estudo permitem melhor compreensão das necessidades dos usuários e podem auxiliar na definição de estratégias de atendimento.

Palavras-chave : Transtornos da Personalidade; Estudos Transversais; Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )