SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Perfil dos usuários com diagnóstico de transtornos de personalidade de um serviço de saúde mentalAtendimento aos usuários de substâncias psicoativas em pronto atendimento: perspectiva dos profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

REZENDE, Manuel Morgado  e  PELICIA, Bruno. Representação da recaída em dependentes de crack. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 76-81. ISSN 1806-6976.

O crack tornou-se, nas últimas décadas, uma problemática de saúde pública, na sociedade brasileira. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as representações da recaída em dependentes de crack à luz da teoria de Moscovici. O estudo foi realizado com seis participantes, que estavam em tratamento de dependência química em uma residência terapêutica. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada; o tratamento dos dados foi feito com a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a dificuldade de os entrevistados ultrapassarem a desintoxicação e a meta da abstinência. Conclui-se que a idealização da meta da abstinência é indissociável da constante ameaça de recaída, representada como qualquer consumo de substância psicoativa durante ou após o tratamento.

Palavras-chave : Comportamento Social; Recidiva; Cocaína Crack.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )