SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Representation of crack addicts relapseThe relation between alcohol, tobacco and stress in nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

BARBOSA, Sara Pinto  and  SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em pronto atendimento: perspectiva dos profissionais de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 82-87. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se analisar como ocorre o atendimento de usuários de substâncias psicoativas, a partir da perspectiva dos profissionais atuantes, num serviço de pronto atendimento do município de Ribeirão Preto, SP. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, realizada com 17 participantes e procedeu-se à Análise de Conteúdo do tipo temática. Constatou-se que a maioria dos profissionais não dispõe de conhecimento para o atendimento a essa demanda, sentiam-se inseguros e suas posturas eram guiadas por julgamento moral e preconceito. As ações mostraram-se pouco eficazes no atendimento, visto que quase sempre as mesmas se concentravam em problemas clínicos. Reforça-se a necessidade de formação dos profissionais de saúde para esse atendimento, sobretudo devido à crescente procura por esses serviços.

Keywords : Usuários de Drogas; Serviços Médicos de Emergência; Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )