SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Representação da recaída em dependentes de crackA relação entre álcool, tabaco e estresse em estudantes de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

BARBOSA, Sara Pinto  e  SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em pronto atendimento: perspectiva dos profissionais de saúde. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 82-87. ISSN 1806-6976.

Objetivou-se analisar como ocorre o atendimento de usuários de substâncias psicoativas, a partir da perspectiva dos profissionais atuantes, num serviço de pronto atendimento do município de Ribeirão Preto, SP. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, realizada com 17 participantes e procedeu-se à Análise de Conteúdo do tipo temática. Constatou-se que a maioria dos profissionais não dispõe de conhecimento para o atendimento a essa demanda, sentiam-se inseguros e suas posturas eram guiadas por julgamento moral e preconceito. As ações mostraram-se pouco eficazes no atendimento, visto que quase sempre as mesmas se concentravam em problemas clínicos. Reforça-se a necessidade de formação dos profissionais de saúde para esse atendimento, sobretudo devido à crescente procura por esses serviços.

Palavras-chave : Usuários de Drogas; Serviços Médicos de Emergência; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )