SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em pronto atendimento: perspectiva dos profissionais de saúdeSaúde Mental no Sistema Único de Saúde: mapeamento das contribuições dos Centros de Atenção Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOARES, Marcos Hirata  e  OLIVEIRA, Felipe Santana. A relação entre álcool, tabaco e estresse em estudantes de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 88-94. ISSN 1806-6976.

OBJETIVO: este estudo caracteriza o estresse do estudante de enfermagem, sua relação com o processo de formação acadêmica e com o uso de substâncias psicoativas. MÉTODOS: trata-se de estudo descritivo, transversal, com 149 estudantes, em Londrina, PR, em 2012. Foram utilizados a escala Avaliação de Estresse no Estudante de Enfermagem e o Teste de Triagem do Envolvimento com Álcool, Tabaco e outras Substâncias Psicoativas. A análise foi feita com o Statistical Package for Social Sciences, versão 15, pelos testes de Kruskal-Wallis, Jonckheere-Terpstra e correlação de Spearman, em nível α<0,05. RESULTADOS: identificou-se maior prevalência no consumo do tabaco, diferenças entre o nível de estresse no decorrer das séries, uma relação negativa fraca entre o estresse e o consumo de tabaco e uma relação positiva fraca quanto ao consumo de álcool e estresse. CONCLUSÃO: o estudo contribuiu para descrever as relações entre o estresse, o processo de formação acadêmica e o uso de álcool e tabaco.

Palavras-chave : Estresse Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Instituições de Ensino Superior; Detecção do Abuso de Substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )