SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Causas múltiplas de óbito e as internações psiquiátricas por uso e abuso de substâncias psicoativas em um município de minas gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PEREIRA, Maria Odete et al. O consumo de álcool e outras drogas entre estudantes universitários: interferências na vida acadêmica. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 105-110. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p105-110.

A realização do estudo justifica-se pela vulnerabilidade dos jovens para o consumo de substâncias psicoativas. Os objetivos foram: identificar o número de universitários que fazem uso, em uma instituição de ensino superior, verificar fatores que influenciam o consumo e o número de universitários que necessitam receber intervenção. Para a coleta de dados utilizaram-se dois instrumentos: de caracterização sociodemográfica e o Alcohol, Smoking, and Substance Involvement Screen Test. Em amostra com 437 acadêmicos, verificou-se que 221 precisavam receber intervenção e oito precisavam ser encaminhados para tratamento; 68 universitários achavam que o álcool os atrapalhava na faculdade e 99 universitários faltavam às aulas devido ao consumo de álcool.

Palavras-chave : Compostos Químicos; Estudantes; Terapêutica; Epidemiologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )