SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The consumption of alcohol and other drugs among college students: interference in their academic lifeEducation workshops and nursing care systematization in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

CAMPOS, Cecília Godoi  and  COSTA JUNIOR, Moacyr Lobo da. Causas múltiplas de óbito e as internações psiquiátricas por uso e abuso de substâncias psicoativas em um município de minas gerais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 111-115. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p111-115.

Neste estudo o objetivo foi descrever as internações psiquiátricas do Sistema Único de Saúde por uso e abuso de substâncias psicoativas, em um município de Minas Gerais, entre os anos 1998 e 2009. As informações foram obtidas por meio de dados secundários coletados no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde brasileiro. Observou-se aumento no número de internações por outras drogas. Entre as 751 internações registradas, não houve nenhum óbito, mas, ao se analisar os óbitos ocorridos na população residente e não internada, registraram-se 143 óbitos. Esses resultados demonstram a necessidade de acompanhamento epidemiológico por parte da comunidade científica sobre o uso dessas substâncias, como também a análise das causas de óbitos registrados na população usuária de substâncias psicoativas.

Keywords : Saúde Mental; Saúde Pública; Epidemiologia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )