SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Causas múltiplas de óbito e as internações psiquiátricas por uso e abuso de substâncias psicoativas em um município de minas geraisO cuidado familiar a um ente com esquizofrenia: narrativas sobre o futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PAULA, Nathália Aparecida de  e  GONCALVES, Alda Martins. Oficinas educativas e a sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 116-121. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p116-121.

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados da investigação sobre oficinas educativas direcionadas ao autocuidado, destacando-se a sua aplicabilidade na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em saúde mental. As oficinas fundamentaram-se nos princípios da Reforma Psiquiátrica e foram realizadas como parte da assistência de enfermagem em um serviço de atenção à saúde mental da criança e do adolescente. A investigação foi feita com base na análise dos registros das oficinas realizadas no período de abril de 2010 a novembro de 2011. Concluiu-se que as oficinas constituíram um espaço para intervenções de Enfermagem, promoção de saúde, correções do déficit de autocuidado e reabilitação psicossocial, além de contribuir, efetivamente, para o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem em saúde mental.

Palavras-chave : Enfermagem Psiquiátrica; Assistência em Saúde Mental; Reforma dos Serviços de Saúde; Reabilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )