SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3El cuidado familiar a un ente con esquizofrenia: narrativas sobre el porvenirCaracterísticas psicosociales de usuarios de un caps con historia de tentativa de suicidio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

ZUCOLOTO, Miriane Lucindo; CIOFFI, Danilo Spinelli  y  CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Efetividade de diferentes métodos para detecção de binge drinking em estudantes de Odontologia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 129-135. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p129-135.

Objetivou-se neste trabalho estimar o comportamento de beber entre estudantes de Odontologia e comparar a efetividade de métodos de rastreamento para detecção do binge drinking. Participaram 284 estudantes. Utilizou-se o AUDIT completo e suas formas reduzidas (AUDIT-3 e AUDIT-C). Construiu-se a curva ROC e estimou-se sua área. Dos estudantes, 91,0 e 90,6% do sexo masculino e feminino, respectivamente, relataram consumir bebidas alcoólicas. O binge drinking ocorreu em 69,2% dos meninos e 52,4% das meninas. Os três métodos apresentaram boa capacidade discriminatória. No sexo feminino, houve diferença entre o AUDIT-3 e o AUDIT-C. Observou-se alta prevalência de binge drinking entre os estudantes. A versão completa e as reduzidas do AUDIT mostraram-se efetivas para detecção do binge drinking.

Palabras clave : Alcoolismo; Estudantes; Diagnóstico; Validade dos Testes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )