SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Efetividade de diferentes métodos para detecção de binge drinking em estudantes de OdontologiaA saúde mental do aluno de Enfermagem: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de et al. Características psicossociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial com história de tentativa de suicídio. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 136-143. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p136-143.

Objetivo: identificar características psicossociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial com história de tentativa de suicídio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Da amostra, 64,6% era do sexo feminino, 76% tinha entre 30-59 anos, 65,5% sem companheiro. Na análise bivariada com desfecho (mais de uma tentativa de suicídio), houve associação p<0,05 com não trabalhar, não gostar do trabalho, história de internações psiquiátricas, atendimento hospitalar, encaminhamento aos Centros de Atenção Psicossocial. Na análise multivariada, observaram-se associação com internamentos psiquiátricos como fator de risco, atendimento hospitalar como fator de proteção, além de encaminhamento. Permaneceram significativas no modelo: internações psiquiátricas como fator de risco, encaminhamento e atendimento hospitalar, como fator protetor.

Palavras-chave : Tentativa de Suicídio; Fatores de Risco; Proteção Pessoal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )