SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Psychosocial characteristics of patients with a history of suicide attempts at a Center for Psychosocial Care (CAPS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

ESPERIDIAO, Elizabeth; BARBOSA, Júlia Adorno; SILVA, Nathália dos Santos  and  MUNARI, Denize Bouttelet. A saúde mental do aluno de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 144-153. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p144-153.

Estudo do tipo revisão integrativa com o objetivo de analisar a ocorrência da investigação científica sobre a saúde mental do aluno do curso de graduação em Enfermagem, no Brasil, nos últimos 21 anos. Foram incluídos 54 artigos que, a partir da análise de conteúdo, foram categorizados em cinco categorias temáticas relacionadas à qualidade de vida, aos sentimentos durante a formação acadêmica, relação professor/aluno, cuidados com o aluno, além do consumo de álcool e outras drogas pelo aluno de Enfermagem. Os resultados retratam a convergência das publicações brasileiras que apontam os momentos críticos vivenciados pelos alunos durante o curso, sinalizando a importância de iniciativas que venham a apoiá-lo no enfrentamento de suas dificuldades com vistas ao fortalecimento da sua saúde mental.

Keywords : Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem Holística.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )