SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Características psicossociais de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial com história de tentativa de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ESPERIDIAO, Elizabeth; BARBOSA, Júlia Adorno; SILVA, Nathália dos Santos  e  MUNARI, Denize Bouttelet. A saúde mental do aluno de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2013, vol.9, n.3, pp. 144-153. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p144-153.

Estudo do tipo revisão integrativa com o objetivo de analisar a ocorrência da investigação científica sobre a saúde mental do aluno do curso de graduação em Enfermagem, no Brasil, nos últimos 21 anos. Foram incluídos 54 artigos que, a partir da análise de conteúdo, foram categorizados em cinco categorias temáticas relacionadas à qualidade de vida, aos sentimentos durante a formação acadêmica, relação professor/aluno, cuidados com o aluno, além do consumo de álcool e outras drogas pelo aluno de Enfermagem. Os resultados retratam a convergência das publicações brasileiras que apontam os momentos críticos vivenciados pelos alunos durante o curso, sinalizando a importância de iniciativas que venham a apoiá-lo no enfrentamento de suas dificuldades com vistas ao fortalecimento da sua saúde mental.

Palavras-chave : Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem Holística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )