SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Psicose e drogadição: a construção do caso na clínica de enfermagemO fenômeno da recaída no alcoolismo: uma revisão integrativa das publicações científicas internacionais (2004-2009) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

CLARO, Heloísa Garcia et al. Perfil e padrão de uso de crack de crianças e adolescentes em situação de rua: uma revisão integrativa. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 35-41. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i1p-35-41.

Foi realizada revisão integrativa da literatura para reunir informações sobre o perfil e padrão de uso de crack de crianças e adolescentes em situação de rua. Foram selecionados 19 artigos em bases internacionais, publicados entre os anos 2000 e 2010. Encontrou-se que o uso é de padrão prejudicial, frequente, principalmente em famílias disfuncionais, em fragilidade social, em contextos de violência e exclusão, utilizando-se múltiplas drogas e sofrendo agravos, destacando-se doenças sexualmente transmissíveis, lesões associadas à violência, problemas respiratórios e cardiovasculares, além de implicações psicossociais. Esse quadro demanda ações intersetoriais, ainda escassas na realidade internacional, nas áreas de educação, saúde, segurança e assistência, para a implementação de estratégias de prevenção e tratamento do uso de crack e complicações.

Palavras-chave : Cocaína Crack; Menores de Rua; Criança; Adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )