SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Perfil e padrão de uso de crack de crianças e adolescentes em situação de rua: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

PIRES, Fabio Becker  e  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. O fenômeno da recaída no alcoolismo: uma revisão integrativa das publicações científicas internacionais (2004-2009). SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 42-50. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i1p-42-50.

Esta revisão apresenta um panorama das pesquisas recentes sobre alcoolismo, a fim de caracterizar os tipos predominantes de pesquisa. A partir da base de dados Scopus, foram realizadas buscas com os descritores "relapse" (recaída) e "alcohol" (álcool). Os artigos foram classificados de acordo com a abordagem teórica e metodológica utilizada. Os estudos quantitativos são predominantes; todavia, no que se refere à abordagem teórica, as abordagens cognitivo-comportamentais, neurológicas e epidemiológicas se destacam, o que indica predominância da perspectiva biomédica. Nessa perspectiva, são discutidas tanto as limitações dos estudos quanto a eficácia dos tratamentos que nela se baseiam, reforçando a necessidade de maior investimento em estudos qualitativos e na assimilação da contribuição das ciências sociais para o assunto.

Palavras-chave : Alcoolismo; Recidiva; Publicações Científicas e Técnicas; Terapêutica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )