SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The evolution of anti-drug laws: treatment for drug users and addicts in Brazil and in PortugalYoung trauma victims’ opinions of public policies for alcoholic beverages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

GONCALVES, Angelica Martins de Souza; SANTOS, Manoel Antônio dos  and  PILLON, Sandra Cristina. Uso de álcool e/ou drogas: avaliação dos aspectos da espiritualidade e religiosos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 61-69. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p61-69.

O estudo teve por objetivo avaliar aspectos da espiritualidade e religiosos em usuários de álcool e/ou drogas. Trata-se de estudo descritivo exploratório, de abordagem quantitativa. Participaram 138 indivíduos do sexo masculino, vinculados a instituições para reabilitação ou grupo de mútua ajuda, que responderam a um questionário sociodemográfico, AUDIT-C e a versão brasileira da Spirituality Self Rating Scale. Na amostra, 47,1% eram usuários de álcool e 52,9% de drogas. Os resultados constataram diferenças entre os grupos em relação aos aspectos religiosos: os usuários de álcool eram católicos (63,1%) e não praticantes de religião (50,8%) e os usuários de drogas eram evangélicos (43,1%) e praticavam uma religião (72,2%). Em relação aos aspectos das práticas espirituais, não foram encontradas diferenças entre os grupos. Ambos demonstraram fazer distinção entre os conceitos de religiosidade e de espiritualidade. Os achados ampliam a compreensão sobre como o enfermeiro pode implementar o cuidado que leva em consideração os aspectos subjetivos do usuário de substâncias psicoativas em sua prática cotidiana.

Keywords : Espiritualidade; Religião e Psicologia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )