SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Profile of alcohol and drug use in adolescent pupils in a Brazilian State capitalCommon mental disorders, alcohol consumption and tobacco use, among nursing students at a public university in the western Brazilian Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

Abstract

SOARES, Marcos Hirata; RUZZON, Eloisi Delalibera  and  BORTOLETTO, Maira Sayuri Sakay. Concepção de profissionais de saúde que atuam em emergência de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 85-92. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p85-92.

O presente estudo comparou as concepções sobre doença mental de profissionais administrativos, de enfermagem e médicos dos serviços de saúde de urgência no município de Londrina-PR. O delineamento foi transversal, utilizando a escala OpinionsAbout Mental Illness (OMI) com uma amostra aleatória de 30% dos profissionais, totalizando 96 sujeitos no período de 2010 a 2011. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Para dois fatores da escala ODM e com os enfermeiros, há normalidade na distribuição amostral. O teste de Kruskall-Wallis indicou que há diferença significativa com relação a quatro dos sete fatores componentes da ODM (p<0,05). Os profissionais que atuam nesses serviços necessitam de capacitação na área de saúde mental, bem como há a necessidade de novos estudos sobre o tema, com um maior número de sujeitos.

Keywords : Transtornos Mentais; Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem Psiquiátrica; Serviços de Emergência Psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )