SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Perfil de consumo de alcohol y drogas ilícitas entre adolescentes escolares de una capital brasileñaTrastornos mentales comunes y consumo de bebida alcohólica y tabaco entre estudiantes de enfermería de una universidad pública en la Amazonía Occidental brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SOARES, Marcos Hirata; RUZZON, Eloisi Delalibera  y  BORTOLETTO, Maira Sayuri Sakay. Concepção de profissionais de saúde que atuam em emergência de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 85-92. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p85-92.

O presente estudo comparou as concepções sobre doença mental de profissionais administrativos, de enfermagem e médicos dos serviços de saúde de urgência no município de Londrina-PR. O delineamento foi transversal, utilizando a escala OpinionsAbout Mental Illness (OMI) com uma amostra aleatória de 30% dos profissionais, totalizando 96 sujeitos no período de 2010 a 2011. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Para dois fatores da escala ODM e com os enfermeiros, há normalidade na distribuição amostral. O teste de Kruskall-Wallis indicou que há diferença significativa com relação a quatro dos sete fatores componentes da ODM (p<0,05). Os profissionais que atuam nesses serviços necessitam de capacitação na área de saúde mental, bem como há a necessidade de novos estudos sobre o tema, com um maior número de sujeitos.

Palabras clave : Transtornos Mentais; Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem Psiquiátrica; Serviços de Emergência Psiquiátrica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )