SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Perfil do consumo de álcool e drogas ilícitas entre adolescentes escolares de uma capital brasileiraTranstornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública na Amazônia Ocidental brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SOARES, Marcos Hirata; RUZZON, Eloisi Delalibera  e  BORTOLETTO, Maira Sayuri Sakay. Concepção de profissionais de saúde que atuam em emergência de saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 85-92. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p85-92.

O presente estudo comparou as concepções sobre doença mental de profissionais administrativos, de enfermagem e médicos dos serviços de saúde de urgência no município de Londrina-PR. O delineamento foi transversal, utilizando a escala OpinionsAbout Mental Illness (OMI) com uma amostra aleatória de 30% dos profissionais, totalizando 96 sujeitos no período de 2010 a 2011. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS). Para dois fatores da escala ODM e com os enfermeiros, há normalidade na distribuição amostral. O teste de Kruskall-Wallis indicou que há diferença significativa com relação a quatro dos sete fatores componentes da ODM (p<0,05). Os profissionais que atuam nesses serviços necessitam de capacitação na área de saúde mental, bem como há a necessidade de novos estudos sobre o tema, com um maior número de sujeitos.

Palavras-chave : Transtornos Mentais; Serviços Médicos de Emergência; Enfermagem Psiquiátrica; Serviços de Emergência Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )