SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Concepción de profesionales de la salud que actúan en urgencias de los servicios de salud mentalReforma psiquiátrica en Natal-RN: evolución histórica y los desafíos de la asistencia de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

SILVA, Bruno Pereira da et al. Transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública na Amazônia Ocidental brasileira. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 93-100. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p93-100.

O objetivo deste estudo é identificar a prevalência de transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública da Amazônia Ocidental brasileira. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, utilizando-se os instrumentos AUDIT, SRQ-20 e questionário de tabagismo. Do total de estudantes, 93,4% afirmou fazer consumo de álcool de baixo risco, porém 26% afirmou beber no padrão binge pelo menos uma vez ao mês. Em relação ao tabaco, 78,6% afirmou ter usado por curiosidade e desejo de experimentar e 46,1% afirmou que "sente-se nervoso, tenso ou preocupado" e que tem "humor depressivo/ansioso". A comparação dos resultados possibilita o planejamento de programas de prevenção mais condizentes com as características e necessidade de cada comunidade.

Palabras clave : Alcoolismo; Hábito de Fumar; Diagnóstico Duplo (Psiquiatria); Estudantes de Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )