SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública na Amazônia Ocidental brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

SILVA, Fernando de Souza; SIMPSON, Clélia Albino  e  DANTAS, Rita de Cássia. Reforma psiquiátrica em Natal-RN: evolução histórica e os desafios da assistência de enfermagem. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 101-109. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p101-9.

Este estudo objetivou discorrer sobre a evolução das práticas assistenciais ao portador de transtornos psiquiátricos na cidade de Natal (RN), por meio de uma revisão integrativa em que encontramos seis pesquisas sobre a temática. Acreditamos que as reflexões propostas subsidiam mudanças assistenciais à enfermagem em saúde mental. Dentre as conclusões percebemos que a necessidade de maior capacitação dos enfermeiros em saúde mental alicerça-se na exigência desse profissional em favorecer a integração de ações que promovam a efetivação das transformações práticas, saberes e valores culturais, impregnados no cuidado cotidiano aos clientes e seus familiares.

Palavras-chave : Enfermagem [história]; Psiquiatria; Saúde Mental; Cuidados de Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )