SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3El consumo de sustancias psicoactivas y su relación con condiciones de vulnerabilidad y pobreza en ArgentinaAportes de la teoría psicoanalítica para la comprensión de la toxicomanía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

Resumen

OLIVEIRA, Michele Mandagará de et al. Consequências relacionadas ao consumo de crack entre mulheres e motivações para o abandono da droga. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 119-125. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p119-125.

Este estudo objetivou conhecer as consequências relacionadas ao consumo de crack entre mulheres e motivações para o abandono da droga. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 11 mulheres ex-usuárias de crack, através de entrevista semiestruturada. Os principais resultados foram o rompimento de laços afetivos, familiares e com o meio social, além de perdas materiais. Quanto ao que motivou o abandono da droga, foi destacada a maternidade, o afastamento das áreas de risco e a prática religiosa. Assim, sugere-se que a assistência prestada pelos serviços de saúde deve ser repensada, na intenção de valorizar a singularidade da pessoa, considerando a complexidade desse fenômeno.

Palabras clave : Cocaína Crack; Mulheres; Drogas Ilícitas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )