SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O consumo de substâncias psicoativas e sua relação com condições de vulnerabilidade e pobreza na ArgentinaContribuição da teoria psicanalítica para a compreensão da toxicomania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

OLIVEIRA, Michele Mandagará de et al. Consequências relacionadas ao consumo de crack entre mulheres e motivações para o abandono da droga. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 119-125. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p119-125.

Este estudo objetivou conhecer as consequências relacionadas ao consumo de crack entre mulheres e motivações para o abandono da droga. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 11 mulheres ex-usuárias de crack, através de entrevista semiestruturada. Os principais resultados foram o rompimento de laços afetivos, familiares e com o meio social, além de perdas materiais. Quanto ao que motivou o abandono da droga, foi destacada a maternidade, o afastamento das áreas de risco e a prática religiosa. Assim, sugere-se que a assistência prestada pelos serviços de saúde deve ser repensada, na intenção de valorizar a singularidade da pessoa, considerando a complexidade desse fenômeno.

Palavras-chave : Cocaína Crack; Mulheres; Drogas Ilícitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )