SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Contribuição da teoria psicanalítica para a compreensão da toxicomaniaAproximação ao mundo dos jovens usuários de drogas: um estudo qualitativo na Nicarágua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

GARCIA-GARCIA, Pedro; VAZQUEZ-GALINDO, Laura; HAYASHIDA, Miyeko  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Prevalência e crenças com relação ao consumo de cigarro pela população universitária. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 135-142. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p135-142.

O consumo de cigarro representa um dos principais problemas de saúde pública. O objetivo do estudo foi determinar a prevalência e as crenças sobre o consumo do cigarro pela população universitária. Para tanto, empregou-se um desenho descritivo transversal. Os resultados mostraram uma prevalência de consumo no último ano de 24.3% dos participantes (alguma vez na vida o consumo foi de 46.3%). Com relação às crenças desfavoráveis (contras) ao consumo de cigarro, observa-se que uma alta porcentagem dos participantes apresentou barreiras ao consumo de cigarro. Os itens que alcançaram os índices mais altos foram aqueles relacionados com as crenças na área da saúde, como o entendimento de que o cigarro provoca câncer e afeta diretamente os pulmões e o coração.

Palavras-chave : Prevalência [universidade]; crenças; tabaco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )