SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Prevalência e crenças com relação ao consumo de cigarro pela população universitáriaAlcoolismo materno e as implicações no cuidado da criança: estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

MORALES-ALFARO, José Ramón; HERRERA, Andrés; ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi  e  GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva. Aproximação ao mundo dos jovens usuários de drogas: um estudo qualitativo na Nicarágua. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 143-150. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p143-150.

Este estudo tem como objetivo uma aproximação ao mundo do jovem dependente de drogas em uma cidade do ocidente da Nicarágua com o intuito de explorar e compreender melhor sua realidade. Estudo qualitativo, descritivo de corte transversal, mediante técnica de entrevista em profundidade, anônima e voluntária, de jovens consumidores de substâncias entorpecentes. Observou-se que somente as drogas ilícitas são consideradas drogas; a curiosidade e o aceso são fatores facilitadores do uso; o uso de drogas é algo natural no seu contexto de vida; a droga representa a possibilidade de transgredir as normas sociais; a mistura de substâncias entorpecentes ocorre por questões econômicas e pela necessidade de descobrir novas sensações; o usuário reconhece os problemas que se desenvolvem na família e na comunidade por causa do uso de drogas, promovendo a violência; a impotência pessoal e a falta de apoio formal foram apontadas como fatores presentes diante da ideia de abandonar o uso.

Palavras-chave : Drogas Ilícitas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )