SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Aproximação ao mundo dos jovens usuários de drogas: um estudo qualitativo na NicaráguaA rede social de indivíduos pós-tentativa de suicídio: o ecomapa como recurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

COSTA, Ana Cristina Pereira de Jesus et al. Alcoolismo materno e as implicações no cuidado da criança: estudo qualitativo. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.3, pp. 151-158. ISSN 1806-6976.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p151-158.

Objetivou-se, nesta pesquisa qualitativa, avaliar como é realizado o cuidado da criança por mães alcoolistas. Realizaram-se entrevistas em profundidade com 10 mães alcolistas, no período de dezembro de 2011 a janeiro de 2012, em dois serviços de atenção em saúde mental do município de Imperatriz, MA. Os dados foram analisados confome a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que o cuidado realizado pelas mães em dependência de álcool predispõe a criança a vulnerabilidades à sua saúde, pois afeta a capacidade cognitiva e as habilidades maternas para o cuidado infantil. O estudo possibilitou observar a importância dessa proposta de investigação realizada por enfermeiros, para a elaboração de estratégias de enfrentamento do alcoolismo e de trocas de experiência sobre o cuidado adequado da criança junto às mães alcoolistas.

Palavras-chave : Alcoolismo; Mães; Criança; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )